A cidade australiana que saiu totalmente da rede elétrica

É dificil localizar no mapa, mas com um novo plano de se desconectar da rede elétrica a pequena vila australiana de Tyalgum está chamando a atenção do mundo.

O pequeno vilarejo de 300 moradores está entre as conlinas próximo a Queensland – New South Wales e dizem que a sua comunidade se tornará “24-7”, ou seja, solar durante as 24 horas nos 7 dias da semana.

Logo, se o plano der certo, esta pequena vila famosa numa região conhecida por seu estilo de vida alternativo pode ser o primeiro lugar a se desligar totalmente da malha elétrica do pais e a se manter totalmente através de energia renovável.

tyalgum2

A idéia surgiu em setembro de 2014 pelo empresário local Andrew Price, um veterando conhecedor de energia renovável. “Por que sair da rede elétrica?” Ele responde:

“A energia é barata, é segura e usando a fonte solar é tão limpa quanto qualquer outra fonte de energia que usamos hoje. Tirar toda um cidade fora da malha elétrica também faz uma declaração para o pais de que isso pode ser realizado e deve.”

Quer saber mais? http://www.bbc.com/news/world-australia-37115249

Leave a comment