nelson-neto2

Piatã – A Joia da montanha

Piatã fica a 568 km de Salvador e é o lugar com as maiores paisagens da Chapada Diamantina. Para acessar a maioria dos atrativos da região é necessário carro ou moto. Os lugares mais buscados são o Pico do Barbado, maior montanha do norte/nordeste do Brasil. As cachoeiras do Patrício e Cochó. Também interessante é experimentar um por do sol no Vale dos 3 Morros com direito a visita de um sítio com inscrições rupestres. Piatã também é o município com a maior densidade de pequenos produtores rurais da Bahia, e você tem muitas fazendas produtoras de café e das mais variadas frutas.

Ao contrário da agitada Lençóis e do Vale do Capão, as cidades do sul da Chapada são mais frias, tranquilas e em Piatã não poderia ser diferente. A festa mais conhecida e sem dúvida o melhor momento de visitar Piatã é no São João, quando toda cidade dança e festeja no centro. O inverno, que vai de junho a setembro, tem um clima delicioso com uma média de 14-18 dia e de até +5 de madrugada. Como sempre venta a sensação pode ser de muito mais frio, então venha preparado para um clima quase europeu nesta época.

Piatã é a cidade com o café mais premiado do Brasil. Você tem a obrigação de degustar um bom café de altitude. Os cítricos dessa região também são deliciosos.

O nome Piatã vem do tupi e significa “pé firme”, “a fortaleza”.