click to enable zoom
Loading Maps
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Advanced Search
We found 0 results. Do you want to load the results now ?
Advanced Search
we found 0 results
Your search results

Lençóis

A cidade de Lençóis originou-se de um pequeno povoado formado por pessoas que procuravam diamantes, cerca de 200 anos atrás. A notícia da descoberta de diamantes se espalhou e buscando o enriquecimento rápido, muitas pessoas de diferentes lugares do Brasil começaram a chegar ao povoado.Com os novos moradores aumentaram as construções e o comércio foi se multiplicando, transformando o pequeno povoado à atual Lençóis. Anualmente a cidade atrai turistas do Brasil e do mundo, sendo considerada pela quarta vez consecutiva como um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil (GUIA 4 RODAS – mais vendido guia de viagem do Brasil)

Atualmente a cidade conta com uma ótima infra-estrutura para absorver a demanda do turismo. Visitam Lençóis cerca de 120.000 pessoas por ano, que ficam em média 4 dias na cidade.

Consta que o nome da cidade de Lençóis vem dos lagedos por onde o rio passa espumando, serra abaixo, como se fora um lindo lençol todo bordado, todo rendado feito pelas mãos de fadas. Essa visão era obtida, principalmente, pelas pessoas que chegavam por cima da serra do Sincorá.

A arquitetura de Lençóis é inteira estilo colonial, desde uma simples casa da periferia até o prédio da Prefeitura. Com portas e janelas gigantescas e seu pé direito (altura do piso ao teto) chegando a mais de 4 m. Por fora são coloridas dando um ar todo especial na cidade. A cidade de Lençóis foi tombada em 1973, pelo Patrimônio Nacional, hoje os moradores e admiradores da Chapada Diamantina querem o tombamento internacional pela UNESCO – como paisagem e patrimônio cultural da humanidade, por suas belezas naturais, riquezas culturais, importância histórica, arqueológica e arquitetônica.

[envira-gallery slug=”lencois”]

Como Chegar:
Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 até Feira de Santana. A partir daí, é possível seguir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242, ou utilizar-se da BA-052 até Ipirá e seguir pela BA-488 até Itaberaba. A partir dessa cidade, os dois caminhos seguem iguais, sempre pela BR-242. Lençóis está localizada a pouco mais de 400 km de Salvador.