Home / Atrações Principais / Cachoeira da Fumaça por baixo

Cachoeira da Fumaça por baixo

Esta é uma caminhada espetacular, mas muito difícil e cansativa, definitivamente não adequada para todos – com muitas subidas e descidas acidentadas ou sobre as pedras nos rios. É também normal nesse tipo de trilha que todos carreguem seus próprios equipamentos, no qual inclui barraca, saco de dormir e isolante, roupas e aprox. 2 kg de comida por pessoa. É possível também fazer esta caminhada com carregadores com um custo extra. As noites são passadas em barracas ou em pequenas grutas e, se o tempo permitir, à céu aberto.

Seu guia irá preparar o café da manhã e jantar nos acampamentos. Almoço é normalmente um lanche e são feitos normalmente em lugares para se banhar ou com uma linda vista..

1º dia

Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça

Saída de Lençóis em uma leve caminhada durante a manhã e depois uma longa subida pela Serra do Veneno (2hrs) avistando as magníficas paisagens, indo até a Toca da Onça para um lanche (não se preocupe! A onça saiu pra um lanchinho).

Pela tarde, sua caminhada é recompensada com um banho na Cachoeira do Palmital (foto à direita). Nesta noite, o acampamento é feito na Cachoeira do Capivara. (foto abaixo)

2º dia

– Saída da Cachoeira do Capivara e subida do rio até o afluente dos rios Capivara e Fumaça e a Toca da Fumaça. Lá deixamos nossas mochilas e continuamos a subir o leito do Rio Fumaça pelas pedras, com muita atenção, principalmente quando molhado, o chão pode ficar muito escorregadio.

Depois de 2 hrs chegamos embaixo da magnífica Cachoeira da Fumaça com seus 430 metros de altura. Depois do lanche, aproveitamos para nadar no poço abaixo desse gigantesco chuveiro como você nunca imaginou! Retorno ao acampamento.

 

 

3º dia

– Deixamos a Toca da Fumaça para começar a subir o Morro do Macaco até o topo da Cachoeira da Fumaça. Apesar de não ser uma escalada propriamente dita essa é uma grande subida. Há pequenos córregos no caminho para encher as garrafas e um poço para se refrescar depois do lanche.

Ao final a recompensa com a mais espetacular vista do topo da Cachoeira da Fumaça. De lá, a caminhada é plana e descendo o morro, até o Vale do Capão.

Veja também

Curso de Design em Permacultura

Princípios, ética e estratégias da permacultura para o planejamento consciente de uma propriedade rural ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *